Please reload

Recent Posts

Contencioso de massa e a arte da resposta do réu

August 3, 2017

1/3
Please reload

Featured Posts

Contencioso de massa e a arte da resposta do réu

August 3, 2017

Os mais de 30 anos de história da Ribeiro de Andrade Advogados são predicados para considerá-los um escritório especialista em ações de contencioso. Esse termo jurídico se refere à contenção de uma ação, uma resposta específica para processos judiciais. É o oferecimento de resistência a uma pretensão posta em Juízo. Do ponto de vista do réu, toda a situação necessita de uma minuciosa ação em equipe, principalmente nos casos de contencioso em massa.

 

Quanto maior o volume de processos, melhor precisa ser o desempenho e o poder de análise da equipe envolvida. Por isso, um escritório especializado vai contar sempre com advogados experientes. Funções administrativas e estagiários competentes também serão necessários. Mas, o mais importante é a gestão do contencioso.

 

O advogado responsável pela gestão da carteira deve garantir que toda a sua equipe conheça diferentes processos e saiba agir com celeridade, blindando seus clientes de todos os lados. Ao mesmo tempo, é preciso calma. Muitas vezes, pelas características dos processos massificados, as ações  reproduzem padrões repetitivos que levam alguns advogados ao erro de apenas replicar textos já utilizados. É crucial avaliar cada processo em separado, artesanalmente. Nesses casos, uma defesa mal redigida pode ser o suficiente para derrota em juízo.

 

Por isso, poder pensar antes de agir é o grande trunfo do demandado.

 

 

 

Da resposta do réu

 

O advogado da Ribeiro de Andrade, Paulo Mambrini, em sua monografia - Da resposta do réu, da revelia e seus efeitos - afirma que “existem diferentes espécies de respostas do réu: a da contestação, das exceções instrumentais e da reconvenção”. Independente da esfera e da área do direito envolvida na ação, o pleito pode variar entre procedimentos administrativos, formas de solução mediada ou processos judiciais.

 

Ainda segundo Mambrini, o trabalho do advogado especialista em contencioso de massa passa por “demonstrar as possibilidades legais de resposta do Réu às pretensões formuladas pelo Autor na inicial, bem como os efeitos que a revelia, a falta de comparecimento do Réu aos autos, gera diante das normas previstas em nosso Ordenamento Jurídico”.

 

Em outro artigo vamos abordar com mais detalhes  o assunto da revelia e seus efeitos. Para saber mais sobre contencioso de massa, entre em contato com o escritório.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Procure pelas Tags
Please reload

Arquivo

Rua Bernardo Guimarães, 3001
Belo Horizonte - Minas Gerais

Telefone: (31) 3025-3464
Fax: (31) 3275-1656