Please reload

Recent Posts

Contencioso de massa e a arte da resposta do réu

August 3, 2017

1/3
Please reload

Featured Posts

Direito Bancário cresce no Brasil

July 13, 2017

A importância de saber cada vez mais sobre Direito Bancário é justificável. Existe um crescimento significativo de reclamações de direitos envolvendo instituições financeiras no Brasil. O setor foi o mais acionado na Justiça em 2016, ficando com 39% do total de assuntos em ações judiciais no campo do direito do consumidor. Os dados fazem parte de um levantamento inédito realizado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ).  

 

O Direito Bancário detém vasta literatura e pesquisas acadêmicas no Brasil. Além disso, apresenta uma dinâmica de frequentes mudanças na legislação, acompanhando a situação econômica do país. Atentos a tudo isso, os advogados precisam ser rápidos na busca de soluções e especialização para atuar no setor.

 

 

 

 Toda instituição financeira precisa de advogados especializados

 

Advogados especializados em Direito Bancário podem atuar em diversos casos. Os principais estão relacionados à crescente população bancária no país e, por consequência, ao aumento do número de queixas. Mas, além disso, é preciso saber como funciona a organização do sistema bancário e financeiro e tudo que diz respeito à regulação da atividade, levando em conta sua relação com as instituições de crédito e sociedades financeiras, por exemplo.

 

As diretrizes e a lógica que regem esse segmento estão interligadas ao Sistema Financeiro Nacional - o que, de certa forma, o diferencia do Direito Empresarial.

 

Independente do caminho que o advogado escolher, será preciso buscar sempre por novas informações. Já o empresário do ramo deve saber que contar com um especialista é essencial para manter sadia qualquer instituição financeira.

 

O que é Direito Bancário?

 

“O Direito Bancário é o conjunto de regras e normas que servem de diretrizes para diversas operações, ativas ou passivas, especialmente aplicáveis a bancos e instituições financeiras”

 

Para saber mais sobre Direito Bancário e outras informações sobre Direito, entre em contato com a Ribeiro de Andrade Advogados. Atuamos há mais de 30 anos no setor e estamos à disposição. Acompanhe o Blog para mais notícias sobre nossas áreas de atuação.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload